O que fazer

Os principais atrativos de Carrancas estão na natureza, portanto, a melhor programação é descobrir nossas lindas cachoeiras, poços, grutas e serras.

Os principais roteiros são os seguintes:

ROTEIRO DO COMPLEXO DA PONTE

Este é o roteiro mais próximo da cidade ( de 1 a 2 KM) e pode ser feito todo ele a pé. Neste circuito você conhecerá o Poço do Tira Prosa, o Poço da Canoa, a Cachoeira do Tico-Tico, a Cachoeira do Moinho, o Poço da Ponte e a Gruta da Ponte.

Como ponto de apoio existe um bar próximo ao Poço da Ponte ( Bar e Camping da Ponte/ Sr. Osvaldo).

ROTEIRO DO COMPLEXO DA TOCA

Este também é um roteiro próximo da cidade ( ao lado do Roteiro da Ponte ). Nele você conhecerá o Escorregador da Toca, a Gruta da Toca e o Poço do Coração. Próximo à Gruta da Toca existe um Bar/Restaurante ( Restaurante da Toca/ Sr. Marcelo).

ROTEIRO DA CACHOEIRA DA FUMAÇA

Este circuito também é próximo da cidade ( 6 km ). Aqui você conhecerá a Cachoeira da Fumaça, a Segunda Queda da Fumaça, o Véu de Noiva, Cachoeira do Luciano e a Cachoeira da Serrinha.

ATENÇÃO! A Cachoeira da Fumaça é apenas para ser observada e fotografada, não nade pois a água é poluída (esgoto do município que não é tratado), o mesmo vale para a Segunda Queda da Fumaça e Cachoeira do Luciano que são atrativos situados no mesmo curso d’água. Véu de Noiva e Cachoeira da Serrinha são limpas e podem ser frequentadas sem receio.

ROTEIRO DO COMPLEXO DA VARGEM GRANDE

É onde localiza-se o Poço da Esmeralda, um dos locais mais bonitos de Carrancas. Dista 8 KM da cidade, 4 KM após a entrada da Cachoeira da Fumaça. Próximo ao poço existe um bar que costuma servir refeições, principalmente em dias de maior movimento.

O primeiro poço é de fácil acesso. Para conhecer o poço abaixo do bar e a Esmeralda é recomendável a presença de um guia. Para todos os poços acima da Esmeralda é indispensável a presença de um guia cadastrado. ( Veja as agências cadastradas no item “DICAS” ).

COMPLEXO DA ZILDA E GRÃO MOGOL

Este é um roteiro que concentra um grande número de atrativos, sendo interessante o acompanhamento de um guia para não perder nenhum detalhe. Neste roteiro você conhecerá o Escorregador da Zilda, o Poço da Proa, o Poço do Guatambu, a Cachoeira da Zilda, a Gruta da Zilda, a Cachoeira dos Índios, a Cachoeira dos Anjos e a Racha da Zilda.

Ao lado da Cachoeira dos Índios existe um bar e próximo a ela temos algumas inscrições rupestres. Na Cachoeira do Grão Mogol é obrigatória a presença de um guia, pois o proprietário não permite a entrada desacompanhado deste. Aqui você vai conhecer a Cachoeira do Grão Mogol e a Lagoa Azul. ( Veja as agências cadastradas no item “DICAS” ).


ROTEIRO DA SERRA DAS BICAS

Neste roteiro é aconselhável a presença de um guia. Neste circuito você conhecerá o Poço do Turco, a Gruta da Cortina, o Mirante das Antenas de TV e a Cachoeira da Serra das Bicas.

Para os adeptos de grandes caminhadas, a partir do Hotel Fazenda Recanto da Serra é possível fazer uma caminhada de mais ou menos umas 5 horas de duração (ida e volta) até o Abanador, que é o ponto mais alto de Carrancas. Do Abanador se pode avistar a Serra de São José em Tiradentes, o Parque do Ibitipoca , o Pico do Papagaio em Aiuruoca e a Serra da Mantiqueira entre outros.

JEQUITIBÁ GIGANTE

Próximo ao Hotel Fazenda da Traituba ( a 26 km da cidade) existe um Jequitibá Centenário. São necessárias 11 pessoas para abraçá-lo.

ZILDA VERDADEIRA ( COMPLEXO SANTA INÊS )

Até o início dos anos 90 a cachoeira hoje conhecida com Zilda chamava-se Cachoeira da Limeira. Por alguma razão que ninguém sabe explicar as pessoas passaram erroneamente a chamá-la de Zilda. A verdadeira Cachoeira da Zilda fica em uma região um pouco mais próxima da cidade e para conhecê-la é indispensável a presença de um guia cadastrado. ( Veja as agências cadastradas no item “DICAS” ).

SERRA DAS BROAS / ABANADOR

Serra das Broas, Serra do Moleque e Abanador, entre outros, formam a Chapada das Perdizes. Esta é a serra com as maiores altitudes de Carrancas, com a cota máxima de 1590 mts no Abanador. É um local de longas, pesadas e recompensadoras pedaladas.

Na companhia de um guia também é possível percorrer parte desta região em um veículo 4×4. Desaconselhamos a visita a esta região em carro de passeio e em dias de chuva, devido a grande incidência de raios.

CRUZ DAS ALMAS / CAPELA DO SACO / SERRA DE CARRANCAS

Uma boa opção de passeio pela Estrada Real é conhecer a Capela do Saco, distante 30 km de Carrancas.

No caminho temos belas paisagens da Serra de Carrancas e da represa de Camargos. Atravessando a represa por balsa você chega ao povoado do Caquende, que já pertence ao município de São João Del Rey.

Nos finais de semana é possível comer um peixe frito, em um deck sobre a represa, no tradicional Bar do Pinguinha.